terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Empatia

Empatia entre aluno e professor não significa que o professor precise dar cambalhotas em sala de aula ou contar piadas...

O importante é que não haja barreiras entre as duas partes, que haja sinceridade e disposição de ambos: o aluno disposto a encarar o desafio de aprender algo novo e o instrutor maleável ao ritmo do aluno.

Destruindo as barreiras existentes, haverá menos tensão por parte do aluno, e esse estará mais seguro ao longo das aulas.

Isso é parte da teoria fundada por Stephen Krashen chamada Abordagem Natural (Natural Approach) a qual sou simpatizante do que diz respeito ao filtro afetivo (affective filter).

Enquanto esse filtro/muro não for diminuido, o aprendizado é quase impossível.


Meu exemplo: ao sentir-me desconfortável com o instrutor da auto-escola que não me dizia nem bom dia, eu ficava tão bloqueada que sentia-me até anestesiada. Simplesmente o nível de tensão era tão grande que toda aula era como começar do zero. Não havia progresso algum.
E o maior desafio era dar partida sem deixar o carro morrer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário