segunda-feira, 8 de março de 2010

Bullying

Há duas semanas atrás assisti ao filme Precisosa e nunca vi um filme que mostrasse  "bullying" tão bem. Em especial a cena em que a professora pede que Preciosa leia algo em um livro e a personagem sob essa pressão, tem alucinações da violência verbal sofrida.

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (definição do wikipedia) e é relacionado diretamente à dificuldade de aprendizagem pois a vítima perde sua auto-estima e confiança e não se desenvolve nos estudos, uma vez que o fato de errar no processo de aprendizagem se tornará uma grande barreira para o seu progresso.


Hoje esse é um assunto muito sério e levado às escolas para que os professores fiquem atentos ao comportamento dos alunos.No meu tempo isso era apenas um problema de disciplina corriqueiro e era tratado sem muita punição por parte da escola.

Eu sofri de bullying em casa e na escola , fato difícil de descrever pois não gosto nem de lembrar e, com certeza, foi o que me fez desistir de aprender muitas coisas, adiá-las ou levar mais tempo para aprendê-las do que o normal.

Mas o que é o normal? Quem estabeleceu que deve-se saber dirigir ao término de vinte aulas? Falar inglês em "x" horas?

Cada pessoa tem um ritmo diferente e uma maneira diferente de aprender e isso deve ser respeitado por todos: escola, família e sociedade.

Um psicólogo pode orientar melhor o que fazer no caso de bullying na família. Meu conselho é que tudo o que se faz, deve ser feito para agradar a si mesmo. Nunca aceite que te digam que você é limitado, que não "serve pra tal coisa".

Se você realmente quiser algo, lute até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário