sexta-feira, 2 de abril de 2010

Qual o seu real nível de inglês?


Gostaria de chamar a atenção à um problema muito frequente entre alunos e professores particulares de inglês:entender o real nível que o aluno atingiu até o momento.

Esse é o ponto crucial para o aproveitamento do curso e, muitas vezes, o próprio aluno sugere retomar os estudos do início ou de níveis anteriores, o que é ótimo.

Bem, o problema começa exatamente quando o aluno não admite o seu real nível.Isso tudo porque ele/ela não quer perder o tempo e dinheiro que já investiu até então.

Ao procurar um professor particular, o mesmo já sentiu anteriormente dificuldades em seguir em uma escola. Então, porque insistir nos mesmos erros?

Um bom professor particular vai aplicar um teste de colocação e analisar bem suas dificuldades com o idioma (oral ou escrita). À partir disso,um curso será desenvolvido especialmente para você (é assim que eu trabalho com meus alunos).

Infelizmente, muitas pessoas não admitem suas dificuldades, e querem continuar do nível/livro em que pararam em uma escola ignorando o resultado obtido em seu último teste.

A relação de sinceridade entre aluno e professor é extremamente importante para vencer o medo de falar inglês pois, se o aluno insistir nos mesmos erros,algum dia irá encontrar um profissional(?) que irá aceitar trabalhar dessa maneira e transformar suas dificuldades em uma tremenda bola de neve.

Um alerta: cuidado com escolas que colocam alunos em níveis errados simplesmente porque era ó único horário que tinham para oferecer!Sempre peça para assistir uma ou duas aulas demonstrativas e perceba se a classe é homogênea em termos de nível.

Eu sempre digo:dinheiro a gente recupera..já o tempo...

2 comentários:

  1. Olá Mariza,
    Leio seu blog faz algum tempo e gosto muito de suas dicas. Sempre tive dificuldades com inglês. Nunca me adaptei em escolas, gastei muito dinheiro e nunca aprendi nada além do verbo to be. Há um ano encontrei uma ótima professora e resolvi começar novamente, sempre faço testes disponíveis em site de escolas e sempre estou no mesmo nível, a minha conclusão é que; escolas nunca irão classificar o aluno como nível avançado pois não é interessante que eles fique por poucos meses. Eu após sete meses partindo do básico estou num bom nível intermediário e conheci muitas pessoas e fiz muitos amigos na minha primeira viagem internacional após perder o medo de falar inglês. Minha dica é viaje sozinho para algum país onde a língua oficial seja inglês mas onde a maioria das pessoas fala inglês como os países escandinavos, as pessoas são mais pacientes e você pode praticar com elas além de ser um investimento. Eu aprendi a não fazer mais testes o tempo todo e somente a minha professora sabe sobre meus avanços e é sempre pode me incentivar! Bom, parabéns pelo blog, certamente é um grande trabalho compartilhar suas experiências com todos.
    Abraços.
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Que bom ,Ana!eu compartilho da sua opinião.Hoje ninguém mais quer estudar 5 ou 6 anos como fiz quando ainda era adolescente.
    Assim como você, sugiro aulas particulares até que o aluno alcance o nível intermediário (cerca de um ano e meio)e fazer uma viagem ao exterior como você fez.
    Obrigada por acompanhar-me.

    Abraços!

    Mariza

    ResponderExcluir