terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aprender algo novo melhora a sua auto-estima.

Não tenho palavras para explicar o quanto a minha vida mudou (para melhor!) depois que perdi o medo de dirigir.
Ganhei mais confiança, independência, motivação para fazer novas atividades e até visitar lugares e pessoas que antes era praticamente impossível a pé ou de ônibus.
É claro que muita gente não precisa de um carro para viver, mas no meu caso, eu queria muito saber dirigir.
E consegui superar esse medo!O que é uma grande conquista na minha vida.
Mas posso dizer que, acima de tudo, melhorei muito a minha auto-estima e nada pode ser melhor do que a certeza de que você é capaz de fazer algo novo em sua vida.


Separei esse artigo do blog  Tratamento de Depressão que indica várias maneiras de melhorar a auto-estima.

Ideias práticas de como melhorar a Auto-Estima.

  • Querer ter uma vida repleta de felicidade, de sucesso, prosperidade e realizações está nas nossas mãos e não nas dos outros. Quem não tem Auto-Estima, à partida acha que não merece e não consegue, então nem sequer ousa sonhar e muito menos estabelecer objectivos ou tomar decisões que encaminhem a pessoa para a direcção dos seus sonhos. Tudo está na nossa mente, o primeiro passo é sempre o início de uma longa viagem….e todas os grandes feitos já foram um dia o sonho de alguém.
  • A aceitação de quem somos, com qualidades e limitações é essencial e esta consciência de quem somos é que nos permite poder fazer um ponto de situação e assim inicial um processo de melhoramento e transformação.
  • Desenvolver o sentido de humor e permitir-se contagiar pela positividade e humor dos outros são bênçãos inatas de uns e aspectos a melhorar de outros. Dar apenas importância ao que realmente é importante. Desvalorizar os comentários depreciativos dos outros, se a intenção deles é afectar-nos, então não vamos alimentar essa forma de sugar energia e roubar alegria.
  • Nunca esquecer que o que os outros pensam é apenas uma interpretação que eles fazem de quem somos e nunca, jamais representa quem somos na realidade. Quem somos verdadeiramente apenas nos sabemos, assim como só nós conhecemos as nossas verdadeiras intenções e motivações.
  • É fundamental dedicar mais tempo a fazer coisas que nos façam sentir úteis, importantes e especiais. Dedicar o nosso tempo a fazer coisas para quem nos valoriza e quem não nos valoriza não merece qualquer esforço ou dedicação.
  • Libertar-nos de todas as pessoas que nos tentam diminuir e que nos estão constantemente a depreciar. Se não podemos fugir delas, vamos ao menos coloca-las no seu lugar e manter uma distancia de contacto, “matar essa pessoa dentro de nós” e tirar-lhe a importância. Esta é uma forma de respeito próprio.
  • Não ter medo das responsabilidades ou de tomar decisões, se alguma coisa correr mal é uma excelente forma de aprender algo novo e aperfeiçoar a sua técnica e teoria sobre esse assunto. Ter a coragem de iniciar de novo e assim especializar-se sobre a matéria e tornar-se um especialista.
  • Ninguém está livre de se enganar, ou de errar, no entanto é típico dos sábios usarem os erros como um aliado ao crescimento, o Sábio sabe que a vida é perfeita e que quando se fecha uma porta outras mais interessantes se abrirão.
Saber mais e mais sobre a própria Auto-Estima e como melhorar? tem sido um segredo que se tem revelado a chave para uma vida de entusiasmo, felicidade e realizações. A baixa Auto-Estima é uma forma de cegueira que nos impede de acreditar que podemos ir cada vez mais longe na nossa vida e nas nossas realizações.
Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org


As mesmas dicas servem para o aprendizado de idiomas.
Muitos alunos sentem que as aulas particulares de inglês funcionam como pura terapia e é muito recompensador para mim saber que faço parte desse processo.
Lembrando também que, ao conseguir se comunicar em inglês, você não só melhorará muito a sua auto-estima, como também terá mais perspectivas na sua carreira e vida pessoal.  
Espero que essas dicas sejam úteis para todos aqueles que, assim como eu, passaram por momentos de muita frustração ao se depararem com as dificuldades na aprendizagem.

2 comentários:

  1. Olá, Mariza! Meu nome é Cristina e sou professora de inglês em Florianópolis. Um dos serviços que minha empresa oferece é justamente imersões com colegas de uma mesma companhia onde a "vergonha" possa ser extinta, e o medo de errar na pronúncia ou vocab, relaxado.
    Gostei muito dos seus posts sobre medo de falar inglês, vou te "citar" mais de uma vez (sempre com redirecionamento, claro ;-)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que essa visão esteja sendo usada cada vez mais nos cursos de inglês, e também que você tenha gostado do blog!
    Obrigada por citar o blog!
    Kisses from "rainy land": São Paulo!:))

    ResponderExcluir