quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Identificando o seu medo

Faz tempo que eu não posto sobre o medo de dirigir...Por falar nisso, a direção vai bem, obrigada!:))Com a diminuição da velocidade de 70 km/h para 60 km/h´em algumas vias de São Paulo, como a Bandeirantes, dirigir (para iniciantes) ficou menos tenso. Achei esse video dia desses sobre identificar qual é o tipo de medo de dirigir que as pessoas enfrentam e tentei comparar ao medo de falar inglês:

Confira este vídeo incrível do MSN - Especialista fala sobre o medo de dirigir

As causas do medo de dirigir são inúmeras, pode ser algum trauma, insegurança ou até por perfeccionismo. Mas quando o medo vira fobia, é preciso procurar ajuda.

Pensando nessas 3 razões para ter medo:trauma, insegurança e perfeccionismo, qual delas seria a causa para o seu medo de falar inglês?

Talvez o perfeccionismo seja a maior causa do medo de falar inglês pois, como a psicóloga citou no vídeo, ninguém gosta de errar na frente dos outros, ser exposto ao erro e, tal qual dirigir, falar inglês errado é sempre uma situação de exposição.

Assim como uma pessoa não treina a direção na garagem, não dá para conversar sozinho. Até pode ser um exercício, mas não há como treinar um diálogo naturalmente.

Detectando o seu tipo de medo,você deve trabalhar em cima dele para achar a solução:
  • trauma: para quem teve um trauma em algum curso de inglês (sofreu com panelinhas e piadinhas) , sugiro começar com aulas particulares. Discuta sobre isso previamente com o profissional para que ele fique ciente das suas dificuldades. Um professor impaciente é tudo o que você não pode ter agora ou então, precisará se curar do trauma do trauma.
  • insegurança: minha experiência me ensina que a insegurança vem da falta de vocabulário e estruturas das frases (a  própria gramática). Portanto, não é hora de procurar um método que prometa fluência sem muita gramática. Comece com algo mais tradicional e deixe essas estratégias para quando seu vocabulário estiver mais extenso.
     
  • Perfeccionismo:Esse era o meu caso ao dirigir e aprendi que os perfeccionistas serão os alunos mais  admiráveis no futuro. Contudo, é preciso prática para fazer a coisa perfeita e ainda não inventaram nada que substitua isso. Portanto, mãos à obra: faça aulas particulares ou em grupo, exercícios, acompanhe esse blog e, por fim, pré- selecione o que gostaria de falar. Ou seja, esteja preparado antecipadamente para uma situação que você enfrentará:uma reunião,apresentação, receber um estrangeiro no trabalho...:)

 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário