sábado, 7 de janeiro de 2012

Medo de falar na entrevista em inglês

Segundo o consultor de RH Rogério Sepa da DBM, um candidato que cometa erros de inglês na entrevista de emprego, porém descontraído, pode conquistar uma vaga de emprego no lugar de um candidato fluente mas com medo de cometer erros.

Para Rogério, há candidatos preparados que congelam na conversação. "Existe timidez e um medo enorme de cometer erros". Segundo o consultor, um concorrente comunicativo, mas com nível inferior de inglês, tem a chance de levar vantagem nas entrevistas. "Ele mostrará que sabe se expressar de forma segura e eficiente", esclarece.
Como eu sempre enfatizo aqui no blog, é muito melhor comunicar-se com erros do que travar e não conseguir se expressar.
Fonte:revista Você S/A

A reportagem na íntegra:

Pesquisa de consultoria internacional de RH mostra que apenas um terço dos executivos brasileiros domina o idioma. Limitação pode ser fatal em processos seletivos 
 
Você está preparado para uma entrevista em inglês? Apesar dos avanços, uma parcela ainda pequena de executivos brasileiros domina bem o idioma. É o que mostra uma pesquisa da consultoria de recursos humanos Michael Page. Segundo o estudo, só 33% dos profissionais do Brasil consegue se comunicar com desenvoltura em inglês, um índice que nos coloca atrás do México, Argentina e Chile. O levantamento da Michael Page mostra que nesses países a fluência dos executivos é de 52%, 49%, 46%, respectivamente.
 
Para o consultor de RH Rogério Sepa, da DBM, a longo prazo essa limitação complica o avanço na carreira. Porém, enfrentar uma entrevista em outro idioma não é um bicho de sete cabeças. Um dos tabus dessa etapa do processo seletivo é a exigência do nível de inglês acima da real função do candidato. "Isso acontece em algumas empresas porque o contratante quer testar o profissional já pensando em um futuro plano de carreira", esclarece. Infelizmente, diz Sepa, muitos desistem da vaga, mesmo quando a avaliação não é eliminatória. "Não percebem que o teste serve como aferição do nível atual de inglês. Algo que pode ser otimizado posteriormente até com incentivo da própria companhia", explica o consultor.
 
Curso no exterior ajuda a se comunicar
 
Outros elementos prejudiciais são a timidez e a mania de perfeição dos executivos. Para Rogério, há candidatos preparados que congelam na conversação. "Existe timidez e um medo enorme de cometer erros". Segundo o consultor, um concorrente comunicativo, mas com nível inferior de inglês, tem a chance de levar vantagem nas entrevistas. "Ele mostrará que sabe se expressar de forma segura e eficiente", esclarece.
 
De acordo com Rogério, uma das melhores maneiras de tirar as travas é através de cursos no exterior. Ao se comunicar em inglês num ambiente descontraído, de forma leve e prazerosa, o estudante é capaz de amenizar a timidez e o perfeccionismo. "O executivo observa que seus colegas também têm limitações e ganhará mais autoconfiança nos próximos processos", completa.

Bem, uma outra maneira mais rápida de tirar as travas na conversação é preparando-se com aulas particulares ou em grupos.
Com apenas 6 horas de curso, é possível preparar-se para as perguntas mais feitas nas entrevistas de emprego em inglês.Algumas delas:
  • Tell me about yourself.
  • What type of position are you looking for?
  • Are you interested in a full-time or part-time position?
  • Can you tell me about your responsibilities at your last job?
  • What is your greatest strength?
  • What is your greatest weakness?
  • Why do you want to work for us?
  • When can you begin?
Lembrando que não basta saber responder corretamente às perguntas, mas também escolher boas e adequadas respostas.

Em minhas aulas, trabalho com um software simulador de perguntas onde há entrevistadores de diferentes nacionalidades e pronúncias em inglês para que o aluno possa treinar para o dia da entrevista oficial.
Há também como gravar a resposta com um cronômetro para melhor organização do tempo.

Simulado da entrevista em inglês


Curso:Inglês para entrevista de emprego
Duração: 6 horas
Local:Dank Languages
Avenida Paulista n. 2073 Conjunto Nacional Metrô Consolação
Dias:21/28 de janeiro e 4 de fevereiro das 10:00 às 12:00
Valor: 1xR$350,00 (já inclui material)



Reservas pelos telefones:
11 5087-8854
11 9310-9292 (coordenação)







Nenhum comentário:

Postar um comentário