terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bloqueio ao falar inglês e Marilyn Monroe

Como já disse antes, sou mega fã de Marilyn Monroe e o que é mais interessante para mim, é o fato de ela ter sido uma pessoa com bloqueios emocionais tão intensos que prejudicavam sua performance.


Embora já famosa e com uma carreira sólida, Marilyn sofria muito com a pressão dos estúdios em vários aspectos: com sua pouca formação artística, com seus hábitos ruins e com sua insegurança exarcebada.
Era uma das únicas atrizes que levava Natasha Lytess, uma conceituada professora particular de artes dramáticas, aos estúdios de gravação para que a auxiliasse nas cenas, o que irritava profundamente seus diretores.
A jovem passou maus bocados na mão da mestra que fazia-lhe repetir gestos, treinar a voz e olhares. No final tudo deu certo: Natasha conseguiu fazer emergir de dentro da novata uma diva.


Marilyn e sua instrutora Natasha Lytess

"Devido ao bloqueio emocional, Marilyn se viu em maus lençóis enquanto gravava Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959). Sua personagem Sugar Kane, vocalista da banda de Sweet Sue (Joan Shawlee), precisava dizer: “It’s Sugar, me”, todavia, nervosa ela confundia direto a frase, geralmente “Sugar, it’s me” ou gaguejava. Depois de trinta tomadas, o diretor Billy Wilder estava furiosíssimo com a atriz. Levantou e escreveu em uma lousa a sentença correta. No fim, quarenta e sete tomadas depois, Marilyn disse a frase correta.
Marilyn: bloqueio e confusão

Mas o recorde de tomadas feitas por Marilyn no mesmo filme (Quanto Mais Quente Melhor) é de cinqüenta e nove vezes. Isto ocorre quando ela abre diversas gavetas e diz “Where’s the bourbon”. O quadro negro não resolveu desta vez. O diretor então utilizou outra estratégia, colocou dentro da gaveta exata a frase que precisava ser dita. Nervosa, Marilyn não acertava a gaveta. Furioso Billy Wilder colocou em cada gaveta um papel escrito “Where’s the Bourbon”. No fim tudo deu certo."
fonte:www.cinemaclassico.com

O mesmo acontece nas aulas de inglês.

O bloqueio emocional  faz o aluno, confundir, esquecer e errar um simples verb to be, mesmo estando no nível avançado.
É muito importante que o professor saiba diminuir essa barreira afetiva, oferecendo oportunidades para o aluno falar sem perceber que esteja sendo avaliado.
Uma dica de exercício para diminuir o filtro afetivo, é utilizar perguntas diversas e simples, apenas para que o aluno relaxe e raciocine.

Perguntas simples como:

What did you have for lunch?
Do you like dogs?
Do you prefer summer or winter?

Com certeza, essas perguntas parecem bem bobinhas para um aluno "não-básico".Contudo, para um aluno que apresenta bloqueios na aprendizagem essas perguntas representam uma oportunidade para ele falar de si mesmo e diminuir a ansiedade.

Para finalizar esse post, uma foto de um mimo que ganhei de minha aluna Sandra: um espelho com a Marilyn ilustrada.I couldn´t be happier!!!


Love you, Sandra!!!

E minha pequena coleção de Marilyns:

My Marilyn shrine...:)


2 comentários:

  1. Nossa, eu amo ela, mas não sabia desses fatos curiosos,parabéns pelo post, adorei

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  2. Obrigada,dear!Você também coleciona??Kisses from rainy São Paulo!!!

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