terça-feira, 4 de junho de 2013

YES, YOU CAN! Falar Inglês sem medo


Hello Folks!!

Nem tenho palavras para agradecer o tempinho que todos vocês dispõem para lerem algumas notas em nosso blog. Sejam muito bem-vindos!!

        Não é de hoje que ouvimos de alunos e interessados em geral  a descrença quase que "total" no aprendizado de segundo idioma, especialmente o Inglês. Masss... necessariamente o Inglês?  Sim, ele mesmo, o conhecido, mas, muito mal ensinado e praticado pelos falantes brasileiros... o Inglês de importância veemente no mercado de trabalho, no lazer e dia-a-dia dos nossos cidadãos. Não vamos aqui discursar sobre as "crônicas de ensino" e as infindáveis ideologias e axiomas meramente teóricos,
Antes, gostaríamos de dividir algumas experiências das quais esperamos ser de grande valia para você, e para seu planejamento em adotar o estudo de um segundo idioma de forma definitiva. Definitiva porque todos os dias, presenciamos inúmeras desistências de alunos por uma razão de denominador bastante comum: a falta de motivação. Sabemos praticamente de cor, de todo um arsenal enciclopédico que a ciência pedagógica sugere para cada equipe de professores e coordenadores, e, até então, não encontramos um modelo absolutamente ideal de aprendizado senão àqueles que tangenciam uma linha de aproximação entre método e as reais necessidades do aluno, focando substantivamente  na particularidade e excentricidade de sujeito singular. Uma ideia que substancializa a personificação de método as necessidades e, por que não às expectativas do sujeito singular. Parece bastante complicado, e,  realmente o é na pratica de sua concreção. Não vamos aqui desnudar a solução pedagógico- metodológica que também é um fator da desistência de alunos; gostaríamos de focar  com um pouco mais de cuidado  o que esta acontecendo com os alunos em sua individualidade no momento  que decidem estudar Inglês. Em, outras palavras, o que acontece com você: Por que você continua acreditando que não conseguem falar inglês?
Sim, é fato que estudar exige muita dedicação, paciência e sacrifício. Também não descartamos a idéia de que a monotonia da sala de aula, os mesmos esquemas de participação entre alunos e professores, a famosa meia hora de laboratório e os quinze minutos de correção de homework; os livros didáticos que só mudam de "cara" e continuam dizendo "Nice to meet you" em diferentes tempos verbais... tudo isto é fatídico, não há discussão, realmente é desestimulador. Entretanto, voltemos a sua  proposição de começar (ou voltar) a estudar Inglês. O que se passa dentro de você? O que acontece com você quando encontra uma escola renovadora,  professores dinâmicos, livros didáticos super atualizados? Uma grande surpresa?! Sim... Não deixa de ser muito bom, contudo, não é suficiente. Por que depois de tantas "idas e vindas" você ainda continua  a desistir de estudar inglês. Será porque você se auto convenceu? Opa... eis aí um excelente começo para mudança de atitudes! Você sabia que quando começamos a nos familiarizar demais (mesmo que por simples deslize) qualquer tipo de idéia a nosso respeito,  irrevogavelmete criamos  uma força de atração  poderosa e, o resultado é bastante autoexplicativo: nós passamos a acreditar nela(s). Portanto tome cuidado! Observe que você tem muito poder sobre as qualquer coisa que está a sua volta. Consciente disso, acredite! Estudar inglês é de fato para você,  mais uma conquista.





Algumas dicas para você perder o medo de falar inglês e ganhar mais autoconfiança:


Deixe de lado os maneirismos. Para de se importar com  resultados de testes de proficiência.  Nós nos cobramos demais e, pouco internalizamos a experiência do erro.
Deixe da autopunição... se você já viajou para os Estados Unidos e uma recepcionista do hotel ficou impaciente com você..aprenda com esta experiência sem se importar tanto com os juízos alheios.

Observe o quanto você se esforçou e se esforça para dar o seu melhor. Reconheça de uma vez por todas que é errando que você aprende, é reconhecendo melhor os seus erros que melhor saberá descortinar os caminhos para o sucesso. Permitir–se aos “teorismos pedagógicos”, ao feedback pseudo-professional, aos prazos e metas de proficiência é continuar perdendo seu tempo sem sucesso algum.

Seja objetivo consigo mesmo quanto a sua capacidade intrínseca e poderosa de estudar e praticar inglês ou qualquer idioma sem autocobrança ou autopunição. Sinta-se sempre motivado mesmo ao cometer erros ou ouvir de amigos, chefes, colegas e/ou parentes que você não consegue...

Acredite em você mesmo, em cada mínimo esforço, pois nem mesmo o nativo detém o conhecimento total de sua língua mãe. Temos  certeza de que quando você começou a pronunciar as primeiras palavras do Português, sua mãe parabenizou seu esforço! E é isto que queremos para você! Gostaríamos que formulassem seu planejamento com consciência correta de si mesmo, de sua capacidade em falar e exercitar o inglês independente de qualquer resultado de teste teórico.

Dê-se todos os dias a honra em atingir suas metas com cautela e doação do melhor de si! Esta é magia para caminharmos em frente.  Não adianta só mudar de método, de professor, de livros aleatoriamente sem primeiro mudar algumas coisinhas que só dependem de você. Já parou para pensar nisto? Confie em sua força interior e faça a diferença...  

Foi um prazer!!
Ótima semana



Teacher Marcela

Nenhum comentário:

Postar um comentário