segunda-feira, 1 de julho de 2013

MITOS DO INGLÊS: "TEM QUE MORAR FORA PARA SER FLUENTE"

Hi there!! 

Neste final de semana eu tive a oportunidade de conversar com alguns parentes meus  recentemente chegados dos Estados Unidos e da Australia... ao invés de encontrá-los mais "maduros" em seu English &;Conversation, acabei me surpreendendo com os resultados...
 
E quantas vezes não caímos neste mito? Ahhh "se você deseja falar inglês fluentemente você deve morar fora. Só morando nos Estados Unidos, na Inglaterra, Canadá ou em qualquer outro país de língua inglesa que seu inglês será realmente fluente." Será?




 
Bem, não foi bem isto o que aconteceu com alguns de meus parentes que resolveram passar alguns meses em New York e em Sidney. E, não raro, isto é um fato bastante corriqueiro em nossas observação. Quantas pessoas você já não ouviu falar  que voltaram do exterior  ainda mais "mudos" ou no máximo parafraseando ou "repetindo" palavras soltas  de tanto ouvirem os timbres da mesma, mas em realidade mal entendem o uso e significado das mesmas.

Experiemente dizer "How have you been"  ao invés de "How are you" e vejam a reação. Falar inglês fluentemente sem um estudo orientado fica muito difícil. E isto não é novidade. Cair em certos "mitos" como o de "morar fora para aprender a falar inglês fluentemente" é mais um deles
Como profissional do ensino da língua inglesa (e eterna aluna do Inglês) eu conheci muitas pessoas que nunca foram para os Estados Unidos e tem um ótimo inglês. Ceta vez confesso que fiquei chateada comigo mesma, pois mesmo morando nos Estados Unidos, trabalhando para um multinacional americana,  me atualizando com cursos e viagens "para o mundo" eu não tive o mesmo desempenho em um teste mecânico de interpretação espontânea que um colega obteve - detalhe que ele nunca saiu de São Paulo em toda sua vida! Veja só como são as coisas... 
É claro que não estou "menosprezando" a idéia de viajar e aprender um segundo idioma. Mas, é necessário frisar a ideia em "Aprender".



Vale muito a pena passar uma temporada em um país onde o inglês é falado. Entretanto, tal não é o bastante para ser fluente em inglês. Se desejamos ter  Inglês fluente não tem milagre: é necessário estudar, se envolver com a língua, dedicar-se à ela e muito mais. E isso você pode fazer morando aqui mesmo no Brasil. Cabe ao aprendiz deixar a preguiça de lado e dedicar tempo para utilizá-los em prol do seu aprendizado. No geral, tudo é uma questão de querer aprender a língua e para aprender basta fazer a sua parte: leia livros, escute entrevistas, assista a filmes e seriados, seja curioso, vá além, não se limite a avaliações de terceiros, ouse, tente, levante-se e continue... Quanto esta é nossa prioridade não é necessário dispender tanto dinheiro e procurar ajuda fora. Temos  inúmeros recursos para aprender Inglês, contudo de nada valem se continuarmos a terceirizar nossa parte: estudo e dedicação. 
You can fly higher!! 

Cheers 

Nenhum comentário:

Postar um comentário