Esse blog é para falar sobre bloqueios na aprendizagem focando principalmente o ensino de idiomas. Também falo sobre minhas próprias experiências quando venci o medo de dirigir. Comparando as experiências, podemos trocar dicas de como vencer o medo de aprender algo novo.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Como escolher um bom professor particular de inglês?
Ao começar a anunciar meus serviços de aulas particulares aqui em São Paulo, fiquei surpresa ao me deparar com milhões de concorrentes! Fiquei preocupada, pois em Santos já contava com um número bom de alunos e também com as indicações deles.
Bem, não perdi a força.Arregacei as mangas e...mãos à obra..
Para minha surpresa, tive boa procura logo de início e também percebi que, embora haja muita oferta de professores,também há muitos profissionais não qualificados.
Aqui vão algumas dicas de como escolher um bom professor particular de inglês:
1.Perfil
Para alunos com dificuldades no idioma(assim como eu para dirigir), é importante que o profissional seja da área de pedagogia ou letras.Ou seja, que tenha uma carreira voltada à essas áreas. Isso porque com certeza, esse profissional vai conhecer mais das técnicas de desbloqueio do que um profissional que venha de outras áreas.
Se seu objetivo for conversação em nível intermediário à avançado, um professor nativo (ou não) pode te ajudar.
2.Peça o currículo do profissional
Muitas vezes somos atraídos pelo bom preço (confesso que também adoro uma pechincha)ou pela propaganda.Mas analise bem a experiência ou os certificados que esse profissional possui.
3.Aula demonstrativa
Peça uma aula demonstrativa:nem todos os profissionais oferecem, mas se oferecerem, já são pontos a mais com esse professor.
4.Faça uma entrevista
Deixe claro seus objetivos, bloqueios e dificuldades. Aponte o que mais gosta e o que detesta nas aulas.Infelizmente,nem todos os professores querem ou aceitam desenvolver um curso para alunos com dificuldades.É uma pena,mas acontece. Mas para isso também existem profissioanais como eu, que se especializaram nisso.
5.Empatia
Se você se enquadra na categoria dos alunos que tem medo de falar inglês ou muitas dificuldades,analise a questão da empatia.É claro que para isso você precisará de mais de uma aula, mas mesmo assim, é importante para o futuro do seu curso.
6.Teste de colocação
Um bom profissional fará um teste de colocação para saber seu real nível de inglês.Esse teste pode ser oral ou escrito.
7.Planos e objetivos
É importante que o professor, depois de analisar o seu teste de colocação, trace um planejamento para o seu curso e que tenha bom material para isso.É importante você saber em que nível você está e o que deverá ter alcançado ao término desse curso.
8.Material
Um bom profissional trabalha com livros de qualidade e com recursos de audio. Esse é o básico para ter uma boa estrutura.Se o profissional te oferecer mais recursos além desses como uso de softwares ou video, melhor ainda!
9- Concentração máxima
Embora as aulas possam acontecer em lugares bem informais, como na sala de estar do professor,é importante que a concentração do profissional esteja em você e no seu desempenho.
10- Lição de casa e testes
Aposto que vocês odiaram essa dica,né? Mas o bom profissional dá lição de casa (de acordo com o seu tempo disponivel)e avaliações para analisar as suas dificuldaes no idioma.Além disso, um feedback constante sobre seu desempenho durante o curso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário